5 de abril de 2011

Após a breve apresentação sobre a Paróquia Cristo Rei e seus projetos parceiros, os membros da Sociedade da Rosa dos Ventos caminharam nas ruas da comunidade da Cidade de Deus, podendo presenciar o dia-a-dia da vizinhança que a paróquia serve.

A Cidade de Deus foi construída nos anos sessenta para prover um recomeço a residentes de favelas do Rio de Janeiro. Contudo, abandonada pelo poder público, a comunidade veio a tornar-se uma das principais fortalezas do tráfico de drogas e do crime organizado. O filme de Fernando Meirelles, lançado em 2002, projetou a Cidade de Deus ao mundo, ao contar a história de como aquele lugar havia se tornado um dos mais violentos do Rio de Janeiro.

Com a chegada das unidades de polícia denominadas “pacificadoras” em 2009, a Cidade de Deus tem podido viver um renascimento. A cada mês, novos serviços e instalações são inauguradas. Contudo, ainda há muito a ser feito nessa vizinhança que foi negligenciada pelos governos locais por tantos anos. A Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, através da Paróquia de Cristo Rei, tem tentado promover mudança verdadeira na vida dos residentes da Cidade de Deus.

No name
No name
No name
No name
No name
No name
No name
No name
No name
No name
No name
No name

-

Luiz Coelho

Membro do GT-Comunicação da IEAB

Deixe o seu Comentário