9 de abril de 2011

Após um dia de visita às comunidades anglicanas na região metropolitana de Belém do Pará, os no sábado, dia 09 de abril, integrantes da Compass Rose Society participaram de um encontro com membros do CAIC (Conselho Amazônico de Igrejas Cristãs), na Catedral de Santa Maria.

Depois de um breve momento de oração, coordenado pelo bispo diocesano, o Revdo. Marcos Barros solicitou que todos os presentes se apresentassem, enfatizando a Igreja ou movimento cristão ao qual pertencia. Nossos convidados foram acolhidos por representantes da Igreja Católica Romana, da Igreja Metodista, da Igreja Presbiteriana Independente, Igreja Luterana (além de pessoas pertencentes a outras denominações cristãs), também membros do movimento Focolare, do CEBI (Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos), ACER (Associação Amazônica de Ciências Humanas e da Religião) e do Comitê Inter-religioso.

Durante a apresentação, o Revdo. Cônego Kenneth Kearon, Secretário da Comunhão Anglicana, falou que parte do seu trabalho consiste no envolvimento no movimento ecumênico e Inter-religioso, ressaltando a importância do tema para as Igrejas Cristãs no presente. Em seguida a Pastora Cibele Kuss, da IECLB (Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil) fez uma breve explanação sobre o trabalho ecumênico na Amazônia, ressaltando que o movimento teve início na luta social, especialmente na defesa de presos políticos. Essa característica, afirmou Cibele, permanece até hoje de maneira muito forte na caminhada ecumênica na região.

Em seguida, o bispo Philip Poole, presidente da Compass Rose Society, discorreu sobre a origem da sociedade e sobre o seu papel na Comunhão Anglicana, ressaltando a importância desse encontro durante a visita do grupo na Diocese Anglicana da Amazônia.

Terminado esse momento, todos passaram para o salão paroquial onde participaram de um jantar, preparado por um membro da Catedral. Como comentou um dos presentes, sentar a mesa e comer juntos é um dos mais importantes momentos de intimidade.

-

Revmo. Saulo Barros

Bispo Diocesano – Diocese Anglicana da Amazônia

Deixe o seu Comentário