4 de abril de 2011

Depois do almoço, o grupo da Sociedade da Rosa dos Ventos foi levado ao topo da colina para aprender mais sobre a nova iniciativa da Ação Social Anglicana do Riod e Janeiro: o Projeto Manjedoura, que utiliza as antigas instalações da Cidade dos Meninos em Petrópolis.

A Cidade dos Meninos era originalmente um orfanato com suporte parcial do governo. Com o passar do tempo, as políticas públicas passaram a favorecer iniciativas que sustentassem as famílias a fim de que fosse possível aos pais sustentarem seus filhos, ao invés de dá-los para adoção ou arriscadamente tentar interromper uma gravidez.

Nesse espírito, o Projeto Manjedoura, recém-iniciado, mostrou-se uma tentativa de prover a famílias de baixa renda a possibilidade de deixarem bebês e crianças da faixa etária de um a seis anos em um ambiente seguro durante longas horas do dia. Ali, elas têm tratamento de saúde preventivo, atendimento psicológico, atividades educacionais e recreativas. Essas mesmas crianças, ao chegarem à idade de seis anos, são naturalmente encaminhadas ao Colégio Anglicano, assim sendo beneficiadas com ensino de qualidade desde a mais tenra idade até o segundo grau.

A Missão de São Miguel e Todos os Anjos, como o Projeto Manjedoura, também é bastante recente. Havia uma capela de mesmo nome na área onde atualmente funciona o Colégio Anglicano, mas devido a problemas financeiros e falta de clero, a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil não foi capaz de manter uma presença firme naquela comunidade e a congregação eventualmente acabou. O templo foi demolido e sua área foi incorporada na expansao do clégio, mas com nova liderança e motivação missionária, a IEAB, através do capelão do Colégio, percebeu que era importante possuir uma comunidade de fé numa área já tão bem servida por seus serviços sociais.

A atual missão usa provisoriamente parte das antigas instalações da Cidade dos Meninos, e planeja tê-las reformadas de modo a possuir um espaço litúrgico próprio. Em cerca de dois anos, ela cresceu para trinta e quatro membros, e sua congregação inclui alguns professores e pais de alunos das instituições anglicanas próximas.

No name
No name
No name
No name
No name
No name
No name
No name
No name
No name
No name
No name
No name
No name
No name
No name
No name
No name
No name
No name

-

Luiz Coelho

Membro do GT-Comunicação da IEAB

Deixe o seu Comentário