9 de abril de 2011

No sábado de manhã, os membros da Sociedade da Rosa dos Ventos seguiram uma maratona de visitas às comunidades da Amazônia, começando com um dos bairros mais violentos da cidade onde está situada a Paróquia de São João Batista. Fomos acompanhados por policiais militares e civis, fato que deixou alguns preocupados com a impressão que isso podia causar na comunidade. Porém ao longo do dia, estes policiais foram se aproximando às pessoas das comunidades, conversando com eles, lanchando juntos e expressando a sua vontade de não só oferecer segurança, mas conhecer essas pessoas e participar nas suas vidas. Valdemir Correa, da Secretaria de Segurança – SEGUP – falou em Terra Firme sobre a implantação de uma unidade da Pró-paz no bairro, que visa apoiar os moradores não apenas com a segurança pública, mas também com projetos sociais como uma quadra de esportes, inclusão digital e outros. As crianças da comunidade, coordenadas pela Minstra Leiga Marília Cruz cantaram a música “Depende de nós”, enfatizando a sua responsabilidade na construção de um mundo melhor.

Dali saímos para a Paróquia de São Lucas em Marambaia onde o pároco, o Rev. Marcos Barros apresentou imagens impressionantes das reformas na igreja ao longo dos anos, com a construção do salão paroquial, a compra do sino, e a colocação de iluminação nova e um piso. Também mostrou a primeira folha de papel produzido na oficina de reciclagem de papel iniciado em março. Nesta comunidade tivemos a oportunidade de dialogar com os visitantes sobre as suas impressões e, também, sobre o trabalho da igreja na Amazônia. O Rev. Cônego Kenneth Kearon expressou a sua alegria em perceber como a igreja está envolvida na vida cotidiana das pessoas, e como, às vezes com tão poucos recursos, as comunidades conseguem enfrentar muitos desafios e continuar a sua missão com entusiasmo. Realmente, nesta comunidade, grande parte das reformas foram feitas através de eventos organizados pelos membros da igreja, com algum apoio do exterior em certos momentos.

Em seguida visitamos a Paróquia da Santíssima Trindade onde o Rev. Sérgio Silva, iniciando o seu trabalho na comunidade, falou, num bom e claro inglês, da vigília de oração que tinha feita na semana anterior pedindo a presença do Espírito Santo e a benção de Deus na sua nova missão. Também apresentou o Paulo Carvalho, um jovem na comunidade responsável pelo louvor, pela oficina de música e pelos estudos bíblicos com crianças e adultos.

Esta comunidade iniciou um ponto de pregação em Icoaraci – a Anunciação do Senhor – onde nos encontramos um grupo de pessoas entusiasmadas e apaixonadas pela sua igreja. 3 jovens lideram a escola bíblica com crianças e adolescentes, dos deles professores recém-formados, compartilhando os seus dons com a igreja.

Quando perguntados sobre as suas impressões da visita, os membros da sociedade fizeram questão de agradecer pela calorosa recepção – cada comunidade ofereceu as delícias da região! Também mencionaram a importância do trabalho da igreja na aplicação do ensino religioso no dia-a-dia das pessoas, tocando em assuntos como a violência, as drogas, e outros assuntos que nos afetam no dia-a-dia.

No name
No name
No name
No name
No name
No name
No name
No name
No name
No name
No name
No name
No name
No name
No name
No name
No name
No name
No name
No name
No name
No name
No name
No name
No name
No name
No name
No name
No name
No name
No name
No name
No name
No name
No name
No name
No name
No name
No name

-

Ruth Barros

Missionária da USPG em Belém do Pará

Deixe o seu Comentário